E-Tech 100% elétrico
autonomia de veículos elétricos
A autonomia é uma das principais características de um veículo elétrico pois assim como em um motor a combustão, o motor elétrico também precisa consumir energia. Esse consumo depende de fatores como estilo de direção, tipo de estrada, temperatura externa, peso do veículo e outras variáveis.
Os veículos Renault E-Tech 100% elétricos foram fabricados com tecnologias que ajudam a otimizar a autonomia do seu automóvel. Por exemplo, com o Renault Megane E-Tech 100% elétrico, você pode dirigir até 337 km com uma carga completa (de acordo com o ciclo PBEV).
autonomia e-tech
Autonomia em um carro elétrico refere-se à distância que o veículo pode percorrer com uma carga completa da bateria antes da necessidade de recarga. É calculada de acordo com o protocolo PBEV no Brasil e serve como referência, permitindo a comparação de veículos. É importante considerar que a autonomia PBEV, sem pretender ser totalmente representativa, se baseia em fatores semelhantes às condições reais de condução.
o que é PBEV?
O Protocolo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) é uma classificação de veículos com base em sua eficiência energética e emissões de poluentes, utilizando uma categorização que informa sobre o desempenho ambiental dos veículos.
Na Europa o termo para essa regulamentação é WLTP, que é a abreviação para: Worldwide harmonised Light vehicle Test Procedure.
variação na autonomia
No dia a dia, a autonomia irá depender das condições exatas de direção e, por isso, às vezes pode ser menor do que o valor nominal. O estilo de condução, as estradas em que dirige e as condições climáticas influenciam na autonomia do veículo elétrico, assim como acontece com um veículo movido a combustão.
A autonomia de um veículo elétrico depende de vários fatores externos e do estilo de direção dos usuários. Saiba mais sobre algumas dessas variáveis.
bateria
A capacidade da bateria influencia diretamente a autonomia de um veículo elétrico. Quanto maior a capacidade, mais quilômetros o veículo pode percorrer.
carga
Quanto mais pesada for a carga do seu veículo, maior a energia necessária para movimentá-lo. Portanto, é importante otimizar sua carga para maximizar sua autonomia.
estilo de condução
Esportivo, dinâmico, calmo, flexível, rápido, lento... o estilo de condução do motorista também tem impacto na velocidade com que a energia da bateria é consumida.
tipo de rota
Rotas urbanas, em rodovias, com desníveis... alguns trajetos exigem mais energia e maior força de tração, elementos que influenciam o consumo de energia da bateria.
condições meteorológicas
O uso do ar-condicionado ou aquecimento no veículo elétrico também consome energia e pode afetar a autonomia. Além disso, temperaturas de frio extremo podem reduzir a vida útil da bateria.
tecnologias dedicadas
Os veículos Renault E-Tech 100% elétricos são totalmente equipados com tecnologias inovadoras para você otimizar ainda mais a autonomia.
modo ECO
Otimiza o uso da bateria, o desempenho do motor e a velocidade máxima do carro, atuando como um assistente de condução que limita o consumo de algumas funções do veículo para melhor aproveitamento energético e ganho de autonomia.
frenagem regenerativa
Evitando o desperdício ao frear, com a tecnologia de frenagem regenerativa todas as vezes que o veículo desacelera, a energia é regenerada e se transforma em carga, fazendo com que a autonomia seja renovada.
modos de condução
Os modos de condução permitem configurar o veículo de acordo com o estilo de direção desejado pelo motorista. O painel sinaliza o consumo de energia e a autonomia do carro de acordo com o modo selecionado, o que garante maior previsibilidade da autonomia do veículo.
veículo | autonomia (INMETRO – PBEV) |
---|---|
Megane E-Tech 100% elétrico | até 337 km |
Kwid E-Tech 100% Elétrico | até 185 km |
até 210 km |
mais dicas para simplificar sua vida elétrica
conheça também