Episódio 1: a conversa
Design
O artista, compositor, pioneiro em eletrônica e aficionado por tecnologia, Jean-Michel Jarre, une forças com a Renault e com a equipe de design de som da Ircam com o objetivo de desenvolver dois tipos de som para os futuros veículos elétricos da marca: VSPs (Aviso Sonoro para Pedestres) e a sequência de Boas-Vindas (reproduzida assim que o motorista entra no carro).
A série sobre a história por trás do design de som mostra o projeto em desenvolvimento, assim como a contribuição de Michel Jarre – como artista e engenheiro. Ela também destaca a incrível aventura que foi o projeto, além dos objetivos e desafios durante a contagem regressiva para revelar os sons que irão incrementar o novo modelo elétrico da Renault.
O primeiro dos quatro episódios - A conversa – fala sobre como o projeto é uma oportunidade única para a marca Renault ressaltar sua identidade através dos sons de seus veículos.
A decisão
A decisão de convidar Jean-Michel Jarre para desenvolver os sons dos carros elétricos do futuro começou quando o artista e Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, se encontraram durante o Salão do Automóvel de Munique, em 2021 – onde a versão elétrica Megane E-Tech estava sendo exibida. A decisão de trabalhar em parceria aconteceu ali mesmo, incluindo a experiência sonora dentro e fora dos automóveis: a sequência de Boas-Vindas quando você entra no carro e o Aviso Sonoro para pedestres (os veículos elétricos não produzem nenhum ruído em baixa velocidade, já que os motores são silenciosos).
"Para um músico, começar com uma página em branco é algo extraordinário. Morar em puro silêncio é um desafio e emocionante."
JEAN-MICHEL JARRE - Artista, compositor e autor
O projeto era uma verdadeira página em branco, porém o ambiente de trabalho era repleto de cores: incluía uma equipe da Ircam (um parceiro de longa data da Renault que conduz pesquisas em música e acústica) e uma equipe de design de som totalmente atualizada com as últimas tecnologias e requisitos regulamentares associados ao desenvolvimento desses sons.
O encontro entre o universo de criação sonora de Jean-Michel Jarre e o universo de veículos elétricos da Renault é a oportunidade perfeita para a marca se destacar e se afirmar em um campo de expressão praticamente inexplorado. O resultado dura apenas alguns segundos e tamanho esforço pode parecer utopia, mas com certeza o desafio foi superado com maestria.
A história por trás do design de som com Jean-Michel Jarre - Episódio 2: testes de realidade