Em alguns dos veículos da Renault, 3 assentos são equipados com acessórios da Isofix que fornecem proteção 4 vezes mais eficaz para as crianças.
30%
das crianças usam o cinto de segurança corretamente
10%
das crianças não usam cinto de segurança
4 vezes menos
usos incorretos com o Isofix do que um sistema com cinto de segurança
15%
das crianças seguras com um dispositivo Isofix
o que é a solução Fix4sure?
Criada pela Renault, a solução “Fix4Sure” pertence à lista dos chamados equipamentos de “segurança passiva”. Este dispositivo é baseado em um design especial da estrutura do assento, bem como em uma posição baixa das fivelas do cinto de segurança. Isso evita o que é conhecido como “efeito submarino” em caso de colisão frontal, em que a pelve desliza sob o cinto subabdominal, comprometendo o abdome mais delicado.
O método de fixação da Isofix reduz consideravelmente o risco de instalação incorreta.
R129 “i-size” padrão, adaptado ao tamanho da criança
O padrão R129 (ou i-size), lançado em Julho de 2013 reforça a segurança das crianças no automóvel ao impor o sistema de fixação Isofix, classificando os assentos em função do tamanho da criança e não do seu peso e aumentando o período obrigatório de instalação virada para trás (15 meses e 80 cm mínimo). Este padrão substituirá o padrão R44. Os assentos que cumprem esta nova norma foram projetados para proteger contra impactos frontais e laterais com manequins de última geração.
Para limitar os riscos em caso de freada brusca ou colisão, é importante respeitar as 6 regras a seguir.
Nunca dirija com uma criança no colo de um adulto. É impossível conter a criança em caso de freada brusca.
Cada criança deve ter seu próprio assento no carro. Um cinto de segurança não deve ser usado para dois assentos. Assim, cada criança deve ter um sistema de retenção individual.
Este sistema é particularmente perigoso tanto para o adulto como para a criança. Uma criança deve viajar presa em seu assento no carro ou em um assento elevatório.
Não deve haver espaço entre o corpo da criança e o cinto. Verifique se a correia não está atrás ou sob o braço da criança e que não corre ao longo dos apoios de braços do assento elevatório.
Os sistemas de retenção - assento, assento elevatório, cintos - devem ser adaptados ao tamanho e morfologia de cada criança. Existem soluções para todas as idades, tamanhos e pesos. Nunca sente a criança em uma almofada.
Evite roupas excessivamente grossas.
Seja você motorista ou passageiro, o uso do cinto de segurança é obrigatório e vital para viajar com total segurança.
Nunca use um casaco! Se estiver usando roupas grossas, passe o cinto de segurança por baixo delas.
Incline-o aproximadamente 20° em relação à posição vertical.
Ajuste-o! O topo da sua cabeça deve estar alinhado com o topo do encosto de cabeça.
Você conhece o ditado: “Sempre aperte o cinto”!
Ajuste seu assento para uma posição de direção ideal e, em seguida, ajuste a altura do cinto de segurança (cinto no meio do ombro).
Puxe a tira para eliminar qualquer folga e limitar o espaço entre seu corpo e o cinto de segurança.
Certifique-se de que o cinto de segurança esteja posicionado na parte superior das coxas e não na barriga. Isso reduz o risco de lesões abdominais internas em caso de colisão em que você deslize sob o cinto.
QRescue
SD Switch e Fireman Access
sistemas avançados de assistência ao motorista