Episódio 3: realiade verificada
Design
O artista, compositor, pioneiro em eletrônica e aficionado por tecnologia, Jean-Michel Jarre, une forças com a Renault e com a equipe de design de som da Ircam com o objetivo de desenvolver dois tipos de som para os futuros veículos elétricos da marca: VSPs (Aviso Sonoro para Pedestres) e a sequência de Boas-Vindas (reproduzida assim que o motorista entra no carro).
A série sobre a história por trás do design de som mostra o projeto em desenvolvimento, assim como a contribuição de Michel Jarre – como artista e engenheiro. Ela também destaca a incrível aventura que foi o projeto, além dos objetivos e desafios durante a contagem regressiva para revelar os sons que irão incrementar o novo modelo elétrico da Renault.
O primeiro dos quatro episódios - A conversa – fala sobre como o projeto é uma oportunidade única para a marca Renault ressaltar sua identidade através dos sons de seus veículos.
Todos vestiam seus casacos mais grossos e cachecóis mais quentes naquele dia úmido e gelado no sudoeste de Paris – e passar aquele dia trabalhando em um estacionamento no subsolo talvez não fosse a ideia que eles tinham de diversão. Exceto para as equipes de design de som do Grupo Renault e da Ircam, que se reuniam novamente com Jean-Michel Jarre, dessa vez no Centro Tecnológico em Guyancourt, para um dia atípico de trabalho: ouvir as versões de VSP criadas anteriormente, em condições reais e em várias velocidades, para então escolher as melhores.
O Megane E-Tech elétrico fez as honras durante o experimento e teve muito trabalho, movendo-se para frente e para trás, a 15 km/h, a 30 km/h, e estacionando. Algumas dúvidas surgiram durante o processo, mas no geral a equipe ficou satisfeita, já que os sons produzidos eram aqueles desejados e o equilíbrio entre alertar pedestres e demonstrar uma atitude de cuidado foi finalmente atingido.
"Começamos com vários leads, selecionamos os melhores nós mesmos e deixamos a equipe decidir. Ajustamos os que havíamos selecionado e selecionamos por unanimidade o final."
JEAN-MICHEL JARRE - Artista, compositor e autor
As equipes selecionaram os sons e ouviram mais uma vez, dessa vez ao ar livre, nas pistas ao redor do Centro Tecnológico. Até mesmo Laurens van den Acker, Diretor de Design do Grupo Renault, apareceu para compartilhar suas ideias e participar da conversa.
O som escolhido para o VSP dos futuros carros elétricos da Renault ainda precisava passar por dois obstáculos: aprovação regulamentar e, finalmente, o consentimento de Luca de Meo. Durante a reunião final, o som para a sequência de Boas-Vindas, no qual a equipe trabalha simultaneamente, também será avaliado para aprovação.
A história por trás do design de som com Jean-Michel Jarre - Episódio 4: a revelação